Publicações do Grupo

Publicações Indivíduas


Martha Tristão:

Educação Ambiental e a Emergência de uma Cultura Sustentável No cenário de Globalização.

Educação Ambiental e os Contextos Formativos na Transição de Paradígmas.

A Função Social da Educação Ambiental Nas Práticas Colaborativas: Participação e Engajamento.
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n77/a05v2977.pdf (2009)

Grupos de Pesquisa e GT 22 - Educação Ambiental na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em educação (ANPED): Uma Síntese Interpretativa.

Saberes e Fazeres da Educação Ambiental no Cotidiano Escolar.

Narrativas de Educação Ambiental em Contextos Praticados, Vividos e Constituídos.

Tecendo os fios da Educação Ambiental:  o Subjetivo e o Coletivo, o Pensado e o Vivido.

Os contextos da Educação Ambiental no cotidiano: Racionalidades da/na Escola.

Redes de saberes sobre a Educação Ambiental no Contexto Universitário: os Cursos de Formação de Professores.

Uma abordagem filosófica da pesquisa ambiental.

Educação ambiental e o pós-colonialismo.
Andréia Teixeira Ramos:

Educação Ambiental numa perspectiva autopoiética na formação de educadores/as:

Educação Ambiental Numa Perspectiva Autopoiética e as Redes de Conversações na Formação de Educadores/as:

Cartografias das Práticas Cotidianas em Educação Ambiental em Aracruz/ES: Problematizando Saberesfazeres Socioambientais na Atualidade.

Humberto Maturana e seus atravessamentos com a educação ambiental e formação de educadores/as:

Educação Ambiental entre práticas culturais cotidianas dos mascarados do Congo.
http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt22_trabalhos_pdfs/gt22_3229_texto.pdf

Educação Ambiental Entre Os Carnavais Dos Amores Com Os Mascarados Do Congo De Roda D’água




Soler Gonzalez:

Educação Ambiental e Cartografia das Práticas Cotidianas da Pesca na Ilha das Caieiras, Vitória, ES.
http://www.seer.furg.br/remea/article/view/2961 (2012)

Educação Ambiental numa perspectiva autopoiética na formação de educadores/as.
http://periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/5538/4050 (2012)

Cartografias das práticas cotidianas em educação ambiental em Aracruz/ES: problematizando saberesfazeres socioambientais na atualidade.

Educação Ambiental numa perspectiva autopoiética e as redes de conversações na formação de educadores/as:

Humberto Maturana e seus atravessamentos com a educação ambiental e formação de educadores/as:
http://www.seminarioredes.com.br/adm/dados_ed.php?num_trab=TR385

Educação Ambiental Autopoiética Com As Práticas Do Bairro Ilha Das Caieiras Entre Os Manguezais E As Escolas

Educação Ambiental Autopoiética Entre Manguezais, Redes Cotidianas Escolares E Práticas Pesqueiras



Gilfredo Carrasco Maulin:

A Educação Ambiental e a Cidade: Um Espaço em Construção?
http://repositorio.ipsantarem.pt/bitstream/10400.15/324/1/K4.pdf (2009)

O Conhecimento Intercultural: Um diálogo Com a Educação Ambiental
http://www.cpd1.ufmt.br/remtea/revbea/pub/revbea_n_4.pdf (2009)

Por uma Educação Ambiental Pós-Colonial.
http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=reu&page=article&op=view&path%5B%5D=1043

Analysis of Income Sources of Fisher´s Families on the Coast of the State of Paraná, Brazil.
http://www.jstor.org/stable/25742955?seq=1#page_scan_tab_contents (2006)



Flávia Nascimento Ribeiro:

Nos Caminhos da Biorregião Caparoense: A Educação Ambiental e a Formação dos Sujeitos Engajados.
http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2009/115.pdf



Denize  Mezadri de Almeida: 

Experiências-Sentidos com o local: tecendo formação e educação ambiental.






Publicações Compartilhadas: 



Andréia Teixeira Ramos e Martha Tristão:

Educação ambiental entre brincadeiras com os Mascarados do Congo nas oficinas culturais com cotidianos escolares.
https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5024/3465  (2015)
https://anpedsudeste2014.files.wordpress.com/2015/07/andreia-teixeira-ramos-martha-tristc3a3o.pdf (2015)

Educação Ambiental Entre Práticas Culturais Cotidianas Dos Mascarados Do Congo




Katia Gonçalves Castor e Martha Tristão:

Gira-mundos: a educação ambiental no mito e o mito na educação ambiental
https://www.seer.furg.br/remea/article/view/5007/3267 (2015)



Nadja Ferreira e Martha Tristão:

Educação Ambiental Em Diálogo Com Paulo Freire, Edgar Morin E Boaventura De Sousa Santos: Tessitura De Práticas Socioambientais De Movimentos Instituintes De Autoformação Coletiva



Rosinei Ronconi Vieiras e Martha Tristão:


A Educação Ambiental No Cotidiano Escolar: Problematizando Os Espaçostempos De Formação Como Processos De Criação.
http://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/16129 (2016)


Soler Gonzales e Martha Tristão: 

Educação Ambiental Autopoiética Com Oficinas De Mapas Entre Os Manguezais E Os Cotidianos Escolares Da Ilha Das Caieiras


Soler Gonzalez e Andréia Teixeira Ramos:

Educação Ambiental Autopoietica Em Redes De Conversações Na Vida Cotidiana
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1129 (2014)

Educação Ambiental Numa Perspectiva Autopoiética Na Formação De Educadores/As
http://periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/5538 (2012)

Educação Ambiental, Manguezais, Cotidianos Escolares, Práticas Pesqueiras E Outros Espaços De Convivência E De Formação De Professores/As
http://www.anped.org.br/sites/default/files/poster-gt22-4229.pdf (2015)


Fernanda Rezende e Martha Tristão:

Abordagens da ideia de escola sustentável: práticas de sustentabilidades em comunidades/escolas.
http://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-cidadani-meioamb_2.pdf (2017)


Denize Mezadri de Almeida, Fernanda Freitas Rezende, Priscila dos Santos Moreira, Suzany Goulart Lourenço:


Movimentando O Pensamento Com Gilles Deleuze No Programa De Pós-Graduação Em Educação Da Universidade Federal Do Espírito Santo
http://www.periodicos.ufes.br/PRODISCENTE/article/view/14924 (2016)





Nenhum comentário:

Postar um comentário