Membros do NIPEEA


Martha TristãoConcluiu estágio de pós-doutorado na University of Regina, Saskatchewan, Canadá em 2011. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1980). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo e atua na graduação e na Pós-graduação, nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA) no Centro de Educação da UFES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e suas relações com a teoria da complexidade, com pesquisas que envolvem, principalmente, os seguintes temas: comunidades e escolas, processos de identificação, interdependência natureza/cultura, produções narrativas e descolonização do pensamento.





Alberto Cabral Ferreira: é professor da Rede Estadual do Espírito Santo, Especialização em Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo Instituto Federal do Espírito Santo, Especialização em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Educação de Serra, Licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador.
http://lattes.cnpq.br/3154672269851191





Ana Paula Dias Pazzaglini: Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é graduada em Ciências Biológicas (UFES) e possui especialização em Psicopedagogia (FABAVI). Vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental (NIPEEA) e membro da Rede Capixaba de Educação Ambiental (RECEA). Foi tutora do curso de aperfeiçoamento Processo Formador em Educação Ambiental, (UAB/MEC/SECADI/Neaad/UFES), à distância pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como professora do ensino superior no curso de Ciências Biológicas da UFES. Atuou como Pesquisadora do Projeto de pesquisa Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental: Construção Metodológica; (UFES/UFJF/UFRRJ/FAPUR/FURNAS). Atualmente é professora concursada da PMVV e da SEDU do Estado do Espírito Santo.





Andressa Lemos FernandesGraduação em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1992); Especialização em Ecologia e Recursos Naturais, pela UFES (1996); Mestrado em Educação (2007), pela UFES. Atua no campo da Educação, com ênfase em EDUCAÇÃO AMBIENTAL, em instituições publicas e privadas, assessorando programas/projetos de Educação Ambiental em escolas, comunidades, Centros de Educação Ambiental, Unidades de Conservação, dentre outros espaços educativos. Atua também em processos de formação de professores e gestores ambientais. É pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental (NIPEEA). 






Bruna Neitzel SepulcriMestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2016). Possui especialização em educação profissional e tecnológica pelo Instituto Federal de Educação - Ifes (2012) e é graduada em Ciências Biológicas pela Escola de Ensino Superior Educandário Seráfico São Francisco de Assis - ESFA (2009). Atualmente é professora/instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), onde além de ministrar aulas, realiza orientações de projetos tecnológicos e de trabalhos de conclusão de cursos (TCC).







Denize Mezadri de Almeida: Possui doutorado e mestrado em Educação na UFES ( Universidade Federal do Espírito Santo) na linha de Cultura, Currículo e Formação de Professores com ênfase à Educação Ambiental, Graduação em Ciências Licenciatura Curta pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (1993), Complementação em Ciências habilitação Biologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (2000). Suas especializações são em Gestão Ambiental, Educação Ambiental , EAD e Química. Atualmente é efetiva da Escola Minicipal José de Vargas Scherrer ( Piúma-ES) e na Escola Municipal " Manoel de Paula Serrão" (Anchieta-ES). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Meio Ambiente e tutoria presencial em Física pela UAB- UFES, na Especialização de Políticas Públicas em Gênero e Raça na UAB- UFES - Polo Píuma, e do Curso de Aperfeiçoamento Processo Formador de Educação Ambiental à distância. Atualmente atua na Secretaria Municipal de Educação de Piúma-ES como coordenadora pedagógica do planejamento e formação docente da rede de ensino pública da educação Infantil e fundamental I e II. 





Fernanda Freitas Rezende Rodrigues: Licenciada em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo  - UFES (2001); Especialização lato-sensu em Recreação, pela Faculdades Integradas Maria Thereza-RJ (2006);  Especialização lato-sensu em Ecoturismo pela UFLA - Universidade Federal de Lavras-MG (2005); Mestre em Educação pela UFES (2012) e Doutora em Educação também pela UFES (2020). Atua como professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura de Vitória. Se dedica aos seguintes temas: Educação Física, Educação Infantil, Educação Ambiental e Educação à distância.  





Flávia Nascimento Ribeironascida na beira do Rio Piracicaba, em Nova Era- MG. Costumo dizer que fui trazida pelas águas para a cidade de Vila Velha-ES com 1 ano de idade. 
Como a força das águas faz parte da minha vida, meu rito de passagem para a Educação Ambiental foi por meio dos Rios Santa Maria da Vitória e o do Rio Jucu.
Sou militante e engajada pelas questões socioambientais, por isso, dedico boa parte das minhas experiências de vida no cuidado comigo mesma, com o outro e com o meio que me cerca.
Amo estar entremigos, pesquisar, ler, ouvir música, conheceraprender e, acima de tudo viver da melhor forma possível.
Atualmente é pedagoga da Secretaria de Estado da Educação e exerceu a função de Assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da SEDU (2012-2015), onde coordenou a IV Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (2013), o V Encontro Estadual de Educação Ambiental (2014). Atualmente Coordenadora do Programa Estadual de Ensino Médio em Turno Único - Programa Escola Viva. É professora da Faculdade Saberes no curso de Educação e Gestão Ambiental (pós-graduação) e trabalhou como docente no curso de Pedagogia da Faculdade Saberes ministrando as disciplinas de: Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Antropologia da Educação e Metodologia do Trabalho Científico (2015). Foi professora Formadora do Processo Formador em Educação Ambiental (NIPEEA/UFES) e do Programa Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), ministrando os módulos V (Gestão Democrática) e Módulo III (Ciências da Natureza). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, formação de educadores, educação e meio ambiente, cidadania, formação, estudos culturais e educação em ciências.
Nos movimentos formativos, trago experiências vividas pelas andanças nas licenciaturas em Pedagogia e Ciências Biológicas. A pesquisa na Especialização em Educação e no Mestrado, proporcionou um “bom encontro” com a cultura das redes, dos sujeitos engajados e com a biorregião do Caparaó, na qual me doutorei quanto ao amor pelas pessoas queridas e militantes que atravessaram minha vida.





Helen Moura Pessoa Brandão
: É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020). Possui Mestrado em Química (2012) e Graduação - Licenciatura e Bacharelado - em Química (2009), também pela UFES. Atualmente é Professora do Ensino Superior, lotada no Departamento de Química e Física (DQF) do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS/UFES). Já atuou como Professora do Ensino Médio e Profissionalizante (Química / Química Ambiental) no IFES e Escolas Estaduais; Supervisora de Laboratório (Análise de Elementos-traço - F AAS, GF AAS e ICP OES, em diversas matrizes orgânicas e inorgânicas, como: biodiesel, petróleo, águas de produção, solo, materiais biológicos, entre outros); e Gerente da Qualidade (Produção de Manuais de Boas Práticas, POP's e análises físico-químicas da água e matérias-primas de produtos farmacêuticos). Tem formação e experiência na área de Educação (Docência, Currículo e Processos Culturais); Educação em Química (Metodologias Ativas, Composições Curriculares, Tecnologias e as interconexões no Ensino); e Educação Ambiental e suas relações com o pensamento decolonial, com pesquisas que envolvem: cartografias; redes de conversações; produções narrativas e currículos nômades.
http://lattes.cnpq.br/1946787373335006




Katia Gonçalves Castor: Professora do Instituto Federal do Estado do Espírito Santo, Campus Centro-Serrano em Santa Maria de Jetibá- ES. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Conclui o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo na linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Formação de Educadores com foco na Educação Ambiental. Participa como pesquisadora do NIPPEA - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental - UFES com foco nos contextos culturais e nas diversidades. Participa no IFES- Campus Centro Serrano como líder do Grupo de Pesquisa Cultura e Natureza: movimentos descoloniais, com interesse em Educação Ambiental, Formação de professores e Politicas sustentáveis nas comunidades locais. Participa do Projeto Escola da Terra Capixaba como coordenadora da Regional 1, pela Universidade Federal do Espírito Santo - Educação do e no Campo.





Márcia Moreira de AraújoDoutora em Educação pela UFES , na linha de Pesquisa Cultura, Curriculo e Formação de educadores-Mestre em Educação pela UFES- Universidade federal do Espírito Santo. Especialista em Sexualidade humana pela Universidade Cândido Mendes-RJ e Gestão e Manejo Ambiental pela Universidade Federal de Lavras-MG. Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo-ES (2002) e Pedagogia (2008)pela UNIVIX. Atualmente é professora de ensino fundamental, médio e superior. Na Secretaria Municipal de educação de Piúma atua há 26 anos como docente . Atuou como coordenadora das Escolas do Campo, em 2013 e tem autoria no módulo de formação de professores desse município, desde 2013 . Funcionária efetiva do Estado do ES há 7 anos como professora de Biologia. Atuou por 15 anos na Prefeitura Municipal de Anchieta como docente do Ensino Fundamental. Na graduação, atuou de 2008 a 2012 na FABAVI / DOCTUM, com o curso de pedagogia, Ciências contábeis e administração no campus Guarapari. Atua como orientadora de TCC no curso de Pedagogia da FAVASC , na Pós Graduação em Educação Ambiental pelo MEC- em parceria com NIPEEA-Núcleo interdisciplinar de pesquisas e estudos em educação ambiental-UFES-ES. Professora do Centro Universitário Pitágoras- campus Guarapari-ES Estágio em docência na Universidade Federal do Espírito Santo , na graduação de pedagogia e biologia, e supervisão de estágio . Tem experiência na área de educação, com ênfase em Educação Ambiental,sustentabilidade, coordenando projetos pedagógicos em educação ambiental na escolas onde atua. Membro do NIPEEA-UFES- Núcleo interdisciplinar de pesquisas e estudos em Educação ambiental. Bióloga- Cr Bio 38472/ES-experiência em 2005 a 2015 na área técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piúma, no ES.





Nadja Valéria dos Santos Ferreira: Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; Mestre em Educação, pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Supervisão Escolar, pela UCAM.; Licenciada em Pedagogia nas habilitações: Orientação Educacional e Administração Escolar. Atualmente é Orientadora Pedagógica no Município de Duque de Caxias e Pedagoga no Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Professora-Adjunta na Faculdade de Aracruz (FAACZ) ministrando aulas no Mestrado Profissionalizante em Tecnologia Ambiental das disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Educação Ambiental e Paradigmas da Educação Ambiental além de orientação de mestrandos. Também atuou no Curso de Pedagogia da referida instituição nas disciplinas Gestão Escolar, Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação, Currículo e Conhecimento e Teorias da Organização e orientação à monografia. Atuou em pós-graduação em campi avançados da Universidade Castelo Branco nos Estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e interior do Estado do Rio de Janeiro em disciplinas pedagógicas como Didática, Metodologia da Pesquisa, Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Planejamento e Avaliação e Gestão Escolar Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Continuada de Professores. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação Ambiental, Formação de Professores e Educação de Jovens e Adultos.





Patrícia Raquel BaroniÉ doutora formada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em Educação formada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Cândido Mendes (2002). Participa do grupo de pesquisa "Redes de saberes, práticas sociais e culturas na formação das subjetividades democráticas: formação cidadã cotidiana e emancipação social", coordenado pela professora Inês Barbosa de Oliveira e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudo em Educação Ambiental coordenado pela professora Martha Tristão. É professora dos cursos de pós-graduação lato senso da Universidade Veiga de Almeida e orientadora pedagógica na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.





Rosinei Ronconi VieirasProfessor do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo - Campus Itapina desde 2007; Lecionou em escolas públicas municipais e estaduais em várias séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; Graduado em Geografia pela FICAB ( FACULDADES INTEGRADAS CASTELO BRANCO - 1993);  Especialista em Geografia do Brasil (1997) e Educação Ambiental(2006); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2012). Doutor em Educação pela UFES (2017).





Tales Wellington Cunha Felix: Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Serra (2014), graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013), especialização em Educação Ambiental pela Faculdade Afonso Claudio (2015) e Geografia e meio ambiente pela Faculdade de Educação da Serra (2014), e Mestrado em Educação pela UFES (2019). Professor da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo e da Prefeitura Municipal de Serra. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desestímulo escolar, ensino de geografia, habitus e memorias docentes.




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